O melhor conselho muitas vezes é o mais simples.
A vida é complexa. Assim como técnicas, habilidades, instruções e muitas outras coisas. Depois de todo o treino que você teve (ou não)… a última coisa que você precisa é mais coisa para confundir sua cabeça e impedir você de usar sua arma mais natural, INSTINTO.
Então aqui vão 10 dicas simples para ajudá-lo a focar na luta (e não nas instruções):
1. Confie em você na luta
Você está lá para atacar, matar, detonar, vencer. Tenha esse pensamento todo o tempo. Não entre pensando “vamos ver o que acontece”… isto é exatamente o que te faz pensar duas vezes e aumenta suas chances de perder a luta. Existe uma diferença entre ser esperto e ser cauteloso. Observar e pensar é bom, mas por favor – CONFIE EM VOCÊ!
2. Foque no que você precisa fazer
Golpeie, esquive o contra-ataque, mova. Você precisa se preocupar com o que você precisa fazer ao invés de se preocupar em se machucar ou outras coisas. Evite pensar em muitas outras coisas. É uma verdadeira perda de tempo/energia se preocupar com coisas que você não pode mudar. Apenas ataque, então mova. No momento em que você parar de se preocupar em ser golpeado, você provavelmente será.
3. Exale bruscamente a cada golpe
Todo golpe precisa ter um sopro. Isto o deixa mais rápido e mais forte. Também ajuda você a relaxar e economizar energia enquanto ajuda a estabelecer um ritmo. Tenha em mente que isto precisa ser um PEQUENO SOPRO, não um sonoro huff e puff.
4. Respire ao defender
Respire quando bloquear, fugir ou esquivar. Respire sempre que estiver na defensiva assim seu corpo poderá tirar toda a vantagem deste “estado de descanso”. Respire de maneira relaxada, sem pânico.
5. Ande, não corra
Correr e pular gastam energia. Andar pelo ringue, para longe, em torno de seu oponente economiza muita energia, passa confiança, e ainda facilita para você ficar dentro ou fora de alcance. Você não precisa andar, você pode usar qualquer trabalho de pernas que você queira mas faça isso como se ESTIVESSE caminhando. Sem pânico, ok?
6. Conduza seu cotovelo (e não seu punho) em cada golpe
Não importa se é um jab, direto, cruzado, uppercut, um golpe na cabeça ou no corpo. Tente conduzir seu cotovelo e pressioná-lo em cada golpe. Esta dica simples facilita para que seu braço tenha um bom formato para o golpe com seu cotovelo dando suporte ao punho e transferindo o máximo da força. Muitas pessoas se preocupam com a posição do punho e lançam o punho… mas o punho possui um suporte frágil e não transfere tanta energia a não ser que possua o suporte do braço.
7. Nunca cubra seus olhos ou deixe seu oponente fora da sua vista
Evite esquivar sua cabeça abaixo do seu oponente ou em uma posição que você não consiga enxergar sua cabeça. Se vocês estiverem muito perto e se esquivando de forma descontrolada, tente segurá-lo para poder encontrá-lo. Alguns tem o costume de sempre ser capaz de ver o peito do oponente, também pode ser dessa forma.
8. Incline-se sobre seu oponente
Esta tática funciona bem para desgastá-lo e fazer com que desperdice energia lançando golpes sem potência. Ele também estará perdendo energia tentando recuperar o equilíbrio. Claro, você não pode fazer do boxe uma luta de sumô, você deve na verdade lançar um golpe aqui outro ali enquanto se inclina. Esta tática funciona melhor se você é maior, mais alto, tem pernas mais fortes ou precisa descansar.
9. Fique atento a mão mais forte do seu oponente
Muitos lutadores possuem apenas uma mão mais forte (mão dominante) que causa todo o estrago. Fique atento apenas a esse lado e você irá perceber que é praticamente impossível para ele te machucar. As vezes seu oponente irá parar de usar AMBAS as mãos, quando você tira dele a oportunidade de usar a mão mais forte.
10. Finja atacar a cabeça, e então ataque o corpo. (OU VICE VERSA)
Sempre muito simples e efetivo. Quanto mais tensa e fora de controle a luta, mais fácil usar esse truque.
Rafael
obrigado, me sera muito útil.
Bruno
obrigado por mais essa tradução =)
leandro alves
Muito útil as dicas.