Equilíbrio é uma das vantagens mais subestimadas de um pugilista. Aprenda como elevar seu equilíbrio no boxe para o próximo nível.
Entendendo o Equilíbrio
Muitos atletas e pugilistas no geral não começam aprendendo como controlar seu equilíbrio. Eles ficam tão impressionados com os movimentos chamativos do esporte que eles não aprendem a apreciar o valor de um bom equilíbrio. Ter um bom equilíbrio no boxe significa ter uma boa base que mantém seu corpo em pé e estável para que você possa atacar, defender ou contra-atacar sem se preocupar em perder o equilíbrio e comprometer sua própria posição.
O Centro de Gravidade
Estar ciente do seu centro de gravidade (CdG) é a coisa mais importante a se aprender para manter seu equilíbrio no ringue. Normalmente você pode encontrar seu CdG na área de seu quadril. Quando você flexiona um pouco seus joelhos, o CdG diminui. Quanto menor seu CdG, menor a chance de você perder seu equilíbrio conforme você luta no ringue. No geral, você sempre vai querer ser o lutador com o menor CdG; ele é provavelmente o mais capaz de empurrar o outro cara em volta. Tente imaginar dois lutadores de sumô se enfrentando no tatame; ambos geralmente estarão tentando ficar o mais próximo do chão possível para que eles possam tirar o equilíbrio do outro cara. O objetivo final é sempre manter seu CdG bom e baixo, assim você será o cara que se move com mais força e tira o equilíbrio do outro cara e não vice-versa.
A parte difícil de ter um bom equilíbrio no boxe é manter o controle do seu CdG enquanto você se move no ringue e lança golpes (ficar parado com bom equilíbrio é fácil!). A ideia geral é que você sempre vai querer se firmar no chão conforme você se move. Você faz isso flexionando seus joelhos e movendo seu corpo COM seu CdG ao invés de independente do seu CdG. Muitos pugilistas iniciantes estão boxeando apenas com a parte de cima do corpo, então seus braços e seu torço se movem independentes de seus quadris e pernas. Você também vai querer manter a parte de cima do seu corpo EM CIMA do seu CdG o tempo todo ao invés de deixar a parte de cima do seu corpo inclinar muito para frente quando golpeia ou muito para trás quando defende. Se a parte de cima do seu corpo inclinar muito para frente, você será contra-atacado com facilidade. Se seu corpo se inclinar muito para trás, você não estará em uma posição que permita um contra-ataque. Pior de tudo, seus pés sempre estarão se movendo enquanto você tenta recuperar seu equilíbrio então agora você será forçado a lançar golpes mais fracos já que seus pés não estão firmes. Novamente, você quer mover seu CdG com cada passo ou golpe que você executa! Movendo seu CdG em harmonia com todo movimento do seu corpo, você não somente melhora seu equilíbrio mas também aumenta o poder do seu movimento! (Sim, isto significa golpes muito mais fortes!)
Benefícios de Um Bom Equilíbrio Para o Boxe
- Aumenta as habilidades de defesa já que agora você não perde o equilíbrio.
- Aumenta a força dos golpes já que você está movendo seu centro de gravidade com seu golpe e o usando para adicionar força ao seus golpes.
- Aumenta a oportunidade de contra-ataques porque você não está sendo desequilibrado quando está se esquivando de golpes.
- Aumenta a habilidade do trabalho de pernas já que você pode se mover mais pelo ringue agora que você tem um melhor conhecimento sobre equilíbrio.
- Aumenta a confiança em boxear já que você não se encontra em uma posição desconfortável onde seus pés estão enroscados e suas mãos estão fora de posição contra ataques.
- Aumenta sua habilidade de boxear já que seu equilíbrio é superior ao seu oponente e então você pode usar movimentos de corpo e golpes mais complicados.
Movendo Sem Comprometer Seu Equilíbrio
Muitos pugilistas não sabem como se mover pelo ringue sem perder o equilíbrio. Se você não sabe como mover seu corpo de forma correta, você facilmente perderá o equilíbrio com golpes fortes e também estará constantemente fora de posição para contra-atacar ou defender adequadamente. A chave é nunca jogar fora seu CdG ou tombar enquanto você está se movendo pelo ringue. Você quer ficar firme no chão o máximo possível! Dicas de Movimentos com Equilíbrio:
- FLEXIONE OS JOELHOS – Se você anda pelo ringue com as pernas retas é fácil você ser empurrado quando bloqueia ou golpeia. Flexione seus joelhos, assim você pode suportar melhor o impacto. Abaixando seu CdG mais próximo ao chão, você cria uma base mais firme para seu corpo e diminui a probabilidade de seu CdG ser perdido.
- PASSO CAÍDO – Quando você der um passo, flexione os joelhos e tente abaixar seu CdG enquanto se move para a nova posição. A pior coisa que você pode fazer é levantar seus quadris e jogar seu CdG para o espaço quando você está se movendo pelo ringue. Cada vez que você levanta mais seu CdG durante um movimento, você deixa o equilíbrio do seu corpo vulnerável ao ataque do oponente.
- PARTE SUPERIOR DO CORPO SOBRE O CDG – Tente manter a parte superior do seu corpo sobre seu CdG o tempo todo. Não deixe que se incline muito para frente ou muito para trás. Mover para os lados as vezes para dar a você novos ângulos para golpes ou esquivar de golpes está OK – o que você não quer fazer é ficar por aí com a parte de cima do seu corpo desconectada do seu CdG.
Golpeando Sem Comprometer Seu Equilíbrio
Muitos pugilistas não sabem como golpear sem perder o equilíbrio. Abaixo segue alguns métodos básicos para lançar um golpe sem diminuir o equilíbrio. Dicas de Golpes com Equilíbrio:
- GOLPEIE MAIS FRACO – não exagere em seus golpes! (Isto irá aumentar seu tempo de recuperação e diminuir sua defesa!)
- FLEXIONE OS JOELHOS – sempre mantenha seus joelhos flexionados, assim seu CdG se move sempre que você golpeia ao invés da parte superior de seu corpo girar sobre seu CdG o tempo todo. Isto também aumenta o poder do seu golpe! (EXEMPLO: flexione e apoie em seu joelho esquerdo quando você lançar a mão direita.)
- FIRME SEUS PÉS – sim, sempre mantenha seus pés no chão ESPECIALMENTE quando você está golpeando. Isto aumenta seu equilíbrio e também aumenta a força do seu golpe. Não lance golpes com seus pés levantados; é mais provável que você perca o equilíbrio.
- MOVA SEU CDG – mova seu CdG com o golpe! Não deixe apenas a parte superior do seu corpo girar sobre seu CdG quando você golpeia! Flexione os joelhos e mova seu CdG junto ao golpe!
Erros Comuns Que Diminuem o Equilíbrio do Pugilista
- golpear muito forte
- levantar muito os pés (tente não ficar pulando pelo ringue ou lançar golpes com seus pés levantados)
- esquecer de flexionar os joelhos
- inclinar muito para frente (comum em lutadores excessivamente agressivos)
- manter os pés muito longe (algumas pessoas acreditam que manter os pés realmente separados irá abaixar seu CdG). Só porque seus pés estão longe não significa que seu equilíbrio está melhor; fazer isso pode transformar seu CdG em uma grande asa que requer um giro muito longo quando você faz um pivô e isto te torna vulnerável à perda de equilíbrio e à ser empurrado se um oponente golpear você pelo lado.
Afundar vs Agachar
Um amigo me deu um ótimo aviso um tempo atrás… “AFUNDE, não AGACHE”. Basicamente significa que quando você flexiona os joelhos você se abaixa, puxa sua bunda para o chão ao invés de projetar sua bunda para fora e então se inclinar para frente para compensar. A ideia geral é quando você abaixa sua bunda, está abaixando seu centro de gravidade enquanto que quando você está projetando sua bunda para fora, você está apenas te deixando fora do centro e então compensando se inclinando para frente. A posição mais comum onde esse erro acontece é quando boxeadores iniciantes aprendem a se esquivar de golpes. Ao invés de flexionar os joelhos para abaixar a cabeça, eles flexionam a cintura. Novamente, é um enorme erro e na verdade estão se desequilibrando.
Os Melhores Pugilistas Aprendem Equilíbrio de:
Bernard Hopkins! Este cara é o mestre do equilíbrio! Você raramente o vê se sobre estendendo ao lançar um golpe ou ser desequilibrado. Ele está sempre em posição para golpear, bloquear, mover e contra-atacar!
Quebre as Regras
Acredite ou não, regras são feitas para serem quebradas – MAS, você só deve fazer isso quando aprender e dominar o básico. Uma vez que você aprenda tudo que existe sobre ficar equilibrado, você pode enlouquecer e pular por todo lado como Naseem Hamed e se dar bem com isso. Contudo, isto provavelmente não acontecerá pelos próximos cinco anos, no mínimo. Neste meio tempo, fique firme e tente ao máximo boxear dentro das orientações abaixo. Mantenha seus pés no chão, flexione os joelhos, e AFUNDE ao invés agachar! Como sempre, BOA SORTE!
Exercícios e Treinos de Equilíbrio no Boxe
- Sombra – isto é ótimo para aprender como golpear enquanto mantém seu equilíbrio. Enquanto você está golpeando o ar, seu corpo será desequilibrado se você golpear muito forte. (Golpear um saco de pancadas todos os dias pode diminuir seu equilíbrio porque você está sempre lançando seu peso no saco na esperança de conseguir um golpe mais forte. Em uma luta real, você perderá o equilíbrio sempre que errar.)
- Treinos de trabalho de pernas – tente fazer os trabalhos de pernas enquanto mantém seu CdG o tempo todo diretamente abaixo de você. Não se esqueça da regra AFUNDE-NÃO-AGACHE!
luiz fernando
Johny, faço boxe há 10 meses e ainda não encontrei a posição correta dos meus pés. Não me sinto confortável e tenho dificuldade de atingir meu oponente com a mão de trás, pois o jeito q coloco meus pés não me dá profundidade e ás vezes perco o equilíbrio. Meu professor diz q eu tenho q me adaptar a isso e eu mesmo tenho q achar a posição adequada.Sei os fundamentos, alinhamento dedo calcanhar, pés na diagonal largura dos ombros, mas na hora do sparring não consigo me achar confortável. Vc pode dar uma dica?Já vi seus desenhos, mas não entendi, sempre tive problemas de visualização quando o assunto é desenho, seja ele Técnico, ou geométrico.Sempre fui horrível em Geometria Descritiva.Por favor me ajude, pois já penso até em desistir e tentar outro esporte.
Cordialmente, Luiz fernando
Kalil Bentes
Luiz, boa noite. Além de estudar boxe, estou me graduando na faixa marrom de karate kyokushin. Minha dica é que você persista, pois muitas coisas como conforto vem com tempo mesmo. Mesmo que você pratique outra modalidade poderá encarar a mesma dificuldade e com certeza terá outras. Persista, siga as dicas, treine firme, veja lutas… persista!
Kalil Bentes
Luiz, boa noite. Além de estudar boxe, estou me graduando na faixa marrom de karate kyokushin. Minha dica é que você persista, pois muitas coisas como conforto vem com tempo mesmo. Mesmo que você pratique outra modalidade poderá encarar a mesma dificuldade e com certeza terá outras. Persista, siga as dicas, treine firme, veja lutas… persista!