Se esquivar dos golpes é algo importante, mas difícil de fazer. Você provavelmente já conhece o conceito de movimentar a cabeça e de sair para o lado de fora dos golpes. Já deve ter escutado a frase, “Faça ele errar, faça ele pagar.” diversas vezes.
Mas como exatamente devemos esquivar um golpe?
Saber para ONDE movimentar sua cabeça e COMO movimentar sua cabeça requer uma técnica adequada de esquiva. Uma boa técnica de esquiva fará com que você escape dos golpes E tenha a possibilidade de contragolpear com firmeza. Ensinarei a vocês a esquiva em 3 pontos a esquiva em 2 pontos e também ensinarei como NÃO esquivar.
Hoje você irá aprender a se esquivar de golpes CORRETAMENTE!
O que é esquiva?
A esquiva é uma técnica defensiva avançada do boxe que permite que você escape de um golpe sem ter que usar seus braços para se defender. Isso te dá a possibilidade de contragolpear com mais velocidade e de um ângulo mais efetivo enquanto seu oponente ainda estará com o golpe no ar.
Uma esquiva é um movimento superior a um bloqueio normal porque você não inutiliza um braço (não perde um contragolpe em potencial) para bloquear o golpe. Você também evita receber o dano parcial que passaria por sua guarda e no momento em que você esquiva o golpe do seu oponente, o golpe dele levará mais tempo para terminar e assim você terá mais tempo para contragolpear. O lado negativo da esquiva é que ela é baseada somente nos seus reflexos ao invés de uma barreira física para proteger seu corpo. Se você falhar no movimento da esquiva, o oponente irá atingí-lo em cheio!
Esquivar-se dos golpes requer tempo correto, reflexos, e principalmente–UMA TÉCNICA ADEQUADA DE ESQUIVA! (É aqui que eu entro.)
Meu vídeo demonstrativo sobre como esquivar-se de golpes corretamente.
A Esquiva de 3 Pontos – para se esquivar de golpes ALTOS
O que é a Esquiva de 3 Pontos? É um nome que criei para o sistema que irei ensinar. Primeiro aprendemos as posições básicas de luta e técnicas de esquiva. Você aprenderá a esquiva utilizando a transição de uma posição para a outra. Em seguida, mostrarei o que você deve fazer a partir dessas posições.
3 pontos de movimento.
A esquiva de 3 pontos refere-se às 3 posições nas quais você movimentará sua cabeça. A intenção de movimentar sua cabeça nesses 3 pontos é fazer você esquivar-se PARA FORA do golpe do oponente. Esse sistema serve para esquivar-se de jabs, diretos de direita, e cruzados de esquerda.
Uma esquiva adequada de 3 pontos irá movimentar sua cabeça por todos esses 3 eixos:
- para um lado e para o outro
- para cima e para baixo
- para frente e para trás
Posição 1 – para trás e para a direita
Recue sua cabeça para trás e para a direita.
- Apóie parte do seu peso na sua perna direita, levemente.
- Flexione os joelhos ao mesmo tempo em que contrai e flexiona o abdômen.
- Faça um pivô leve com seus pés e com seu corpo para o lado direito.
- Você estará pronto para contragolpear com um jab no corpo do oponente, ou poderá esperar um pouco e contragolpear com uma direita em overhand.
Posição 2 – para frente e para esquerda.
Recue sua cabeça PARA CIMA e PARA BAIXO indo para o lado esquerdo.
- Movimente sua cabela para cima (mais alto do que a posição inicial), e então rapidamente para baixo indo para o lado esquerdo. Fazer o movimento para cima é FUNDAMENTAL! Mesmo que você não consiga movimentar sua cabeça para o lado de fora do golpe rápido o bastante, apenas o movimento de levantar a cabeça será suficiente para esquivar-se do direto de direita.
- Flexione os joelhos ao mesmo tempo em que contrai e flexiona o abdômen.
- Faça um pivô leve com seus pés e com seu corpo para o lado esquerdo.
Posição 3 – posição neutra.
Recue sua cabeça para a posição neutra.
- Retorne à posição inicial.
Usando a Esquiva de 3 Pontos
Se você prestou atenção, você perceberá que a esquiva é composta de 4 movimentos essenciais:
- Posição inicial (ponto 3)
- Esquiva para a DIREITA (posição 1) – para esquivar-se de um jab
- Esquiva para CIMA (retorno ao ponto 3) – para esquivar-se rapidamente por cima de um direto
- Esquiva para a ESQUERDA (ponto 2) – para esquivar-se para fora do direto
- RETORNO (retorno ao ponto 3) – para esquivar-se de um cruzado
Quando esses movimentos são combinados em ciclos você terá o ritmo perfeito de esquiva para manter sua cabeça se movimentando, evitando assim os golpes do oponente. Vamos recapitular os movimentos individualmente…
Posição 1 – Esquivando-se PARA FORA do jab
- Para contragolpear simultaneamente, eu lanço um jab no corpo ou na cabeça do oponente logo após esquivar o jab dele.
- Para contragolpear depois, eu lanço um direto em overhand ou direto de direita por cima do jab dele.
Posição 2 – Esquivando-se POR CIMA e PARA FORA do Direto de Direita
- Para contragolpear simultaneamente, lanço um direto assim que esquivo o direto dele.
- Para contragolpear depois, lanço um cruzado de esquerda na cabeça ou no corpo dele.
- Preste atenção no seu oponente. (Não faça como eu na foto, que estou olhando para o chão! Haha)
Posição 3 – Esquivando-se PARA FORA do Cruzado de Esquerda
- Para contragolpear simultaneamente, lanço um cruzado de esquerda assim que movimento minha cabeça para fora do golpe dele.
- Para contragolpear depois, lanço um direto de direita na cabeça ou no corpo dele.
…O que aprendemos?
A esquiva de 3 pontos mantem você no lado DE FORA dos golpes.
Você estará sempre esquivando-se para fora dos golpes do oponente. Esquive para fora do jab, para fora do direto, para fora do cruzado de esquerda.
Você deve ter percebido que eu escolhi os 3 pontos (1), (2), e (3), por uma razão. A posição 1, é melhor para esquivar-se do jab, que na numeração de golpes é o número “1”. As posições 2 e 3, esquivam o direto de direita e o cruzado de esquerda, que são chamados de “2” e “3” na numeração de golpes.
É muito importante que você NÃO movimente sua cabeça direto dos pontos (1) e (2). Sua cabeça deve sempre ser movimentada passando pelo ponto neutro (3). Você precisa movimentar sua cabeça fazendo com que ela passe pelos 3 pontos para esquivar-se com sucesso dos jabs, diretos, e cruzados de esquerda. A curva para cima é essencial para evitar todos os golpes horizontais. (Depois, explicarei nesse mesmo guia como REALMENTE esquivar-se de diretos.)
Lembre-se: uma boa esquiva de 3 pontos movimenta sua cabeça lateralmente para a direita e esquerda, para cima e para baixo, para frente e para trás, evitando assim todos os tipos de golpes.
Toda esquiva prepara a próxima esquiva.
Permanecer na posição neutra irá atrair seu oponente para que ele lance um jab. Quando você esquivar o jab sua cabeça estará na posição que atrairá seu oponente a usar um direto. Quando você esquivar o direto sua cabeça irá atrair um cruzado de esquerda do seu oponente. Se você perceber que seu oponente está repetindo diretos e cruzados de esquerda, continue esquivando-se entre os pontos (1) e (2), mas certifique-se de que sua cabeça se movimente passando pelo ponto (3).
Agora vamos falar sobre atrair os golpes e preparar suas esquivas. Se você deseja esquivar-se do jab do seu oponente, é melhor deixar sua cabeça na posição neutra. Se você deseja esquivar-se do direto do seu oponente, movimente sua cabeça até a POSIÇÃO 1. Isso dará a você mais tempo e espaço para esquivar-se do direto. Muitos iniciantes tentam esquivar-se do direto a partir da POSIÇÃO 3 e eles acabam recebendo o golpe ou não conseguem contragolpear após a esquiva.
Esquivando-se de sequências 1-2 e 2-3
Teoricamente, você pode esquivar-se da sequência 1-2 do seu oponente (jab, direto) apenas movimentando sua cabeça para trás e para frente entre as posições #1 e #3. Se você pensar um pouco, verá que a mão esquerda é uma ameaça alta, isso significa que é fácil esquivar-se de qualquer golpe da mão esquerda do seu oponente simplesmente abaixando sua cabeça. Por outro lado, a mão direita dele é uma ameaça baixa, o que significa que é fácil esquivar-se de qualquer golpe da mão direita dele simplesmente levantando sua cabeça. Então novamente repito, um lutador que luta de longas distâncias pode movimentar sua cabeça para trás e para frente entre as posições 1 e 3 ao mesmo tempo em que ele lança jabs longos para manter o oponente afastado. Você pode ver isso claramente se assistir Bernard Hopkins estabelecendo distância contra seus oponentes.
Por outro lado, você pode esquivar a sequência 2-3 do seu oponente (direto, cruzado de esquerda) simplesmente movimentando sua cabeça para trás e para frente entre as posições #2 e #3. Você verá que lutadores com estilo inside fighter (que lutam aproximados do oponente) fazem isso com frequência, pois conforme eles se aproximam da área de ataque eles movimentam a cabeça para dentro e para fora para esquivar as sequências 2-3 que possam surgir. Esses lutadores também conseguem contragolpear com a mesma sequência 2-3 simultaneamente, enquanto fazem a esquiva.
Outra NOTA IMPORTANTE: você esquiva diretos da posição #1, e esquiva cruzados de esquerda da posição #2. Se você pensar um pouco, esperar os golpes dessas posições irá te dar mais espaço para esquivar porque você estará no lado oposto do golpe. O golpe do oponente levará mais tempo para chegar até você, e assim você terá mais tempo para reagir. Se você tentar esquivar um direto da posição #2, você irá terminar o movimento de encontro com o golpe e será detonado. Se você tentar esquivar o cruzado de esquerda da posição #1, você acabará ficando sem espaço e irá se desequilibrar para trás.
Como NÃO Esquivar-se dos Golpes!
(Minha demonstração em vídeo de uma técnica incorreta de esquiva.)
Devo alertar você sobre essas coisas insanas que vi alguns caras fazendo. É perigoso esquivar-se assim e eu não recomendo que você tente. Eu chamo de “balanço de 2 pontos”.
Balanço para esquerda e para a direita. RUIM!!!
- O corpo está muito exposto, sendo um alvo fácil.
- O corpo não está posicionado diagonalmente para nenhum lado, nenhum contragolpe está preparado.
- A cabeça apenas balança de um lado para o outro, está faltando o PARA CIMA e PARA BAIXO, e PARA FRENTE e PARA TRÁS.
Sua cabeça se movimenta somente de um lado para o outro, deixando você vulnerável a cruzados de esquerda e diretos com curvatura.
ERRO #1 – curvar-se para fora do golpe
Maneira errada de esquivar-se do direto.
- Irrááá, consegui esquivar o direto. Mas estou muito desequilibrado. Apenas movimentei a cabeça para me esquivar do golpe ao invés de movimentar o corpo todo. Estou muito exposto e seu eu golpear dessa posição meu golpe não terá força alguma. Certifique-se de que você movimenta (ou rotaciona) todo seu corpo quando você esquivar, não apenas a cabeça.
ERRO #2 – esquivar-se por baixo do golpe
(BÔNUS) Aqui está OUTRA maneira incorreta de esquivar-se dos golpes.
- Seus quadris estão fora da sua base.
- Se curvar muito assim faz você perder equilíbrio e força. Seu oponente poderá facilmente te desequilibrar ou te segurar nessa posição. Se eu fosse um lutador excessivamente agressivo, eu iria montar sobre o oponente e manter ele lá embaixo. Se você for fazer esquivas contra um lutador muito agressivo, sempre esquive PARA FORA dos golpes dele, não por baixo… Senão você não conseguirá contragolpear. Perceba como ele não conseguirá fazer nada contra mim se eu montar sobre ele.
- Além disso, como você poderá ver os golpes em sequência ou oportunidades de contragolpes se você nem consegue ver seu oponente?
O balanço de 2 pontos é simplesmente ruim! Não faça! Não treine! Toda vez que vejo isso eu penso “MEU DEUS, O QUE É ISSO!?” Isso expõe seu corpo tornando-o um alvo fácil e não prepara seus contragolpes. Seus quadris não estão posicionados na sua base o que significa que você não tem força nem equilíbrio no seu boxe.
O “balanço” deixa você vulnerável aos
diretos e cruzados de esquerda.
PIOR DE TUDO, você CONTINUARÁ na mira do seu oponente! Muitos golpes vem de um ângulo lateral e por você não movimentar sua cabeça para cima/baixo e para frente/trás, você estará basicamente indo de encontro aos golpes do seu oponente! A única coisa que você poderá esquivar com esse movimento é um jab simples ou um direto simples.
Esse movimento não é completamente inútil. Alguns lutadores utilizam ele para se esquivar de sequências 1-2 e contragolpear com um cruzado de esquerda. Pode ser feito se você se movimentar levemente e ser habilidoso o bastante para esquivar o golpe por apenas um centímetro. Não recomendo para um boxeador iniciante. A esquiva de 3 pontos pode esquivar os mesmos golpes exigindo movimentos não tão rápidos e com menos riscos.
AGORA… EXISTE uma esquiva chamada de esquiva de 2 pontos… E EXISTE uma maneira correta de executá-la.
A Esquiva de 2 Pontos – para esquivar golpes BAIXOS
Assista meu vídeo para aprender como esquivar golpes baixos e leia abaixo para ter mais detalhes.
2 pontos de movimento.
- Para fazer corretamente, você deve flexionar seus joelhos para se aproximar mais do chão. O objetivo é passar por baixo dos golpes.
ABAIXE PARA FRENTE e para a Esquerda
Rotacione seus pés e seu corpo enquanto movimenta sua cabeça para frente e para a esquerda.
- Esse é um movimento que deve ser executado com explosão e velocidade. Com isso você pode esquivar um direto ou um cruzado de esquerda. Sua cabeça iria sair para o lado de fora de um direto ou por baixo de um cruzado de esquerda.
- Ainda que o movimento seja PARA BAIXO E PARA FRENTE, você estará apenas abaixando-se e olhando para frente. Não deixe sua cabeça se movimentar para frente e passar o alinhamento dos seus joelhos.
ABAIXE PARA TRÁS e para a Direita
Rotacione seus pés e seu corpo enquanto movimenta sua cabeça para trás, para baixo e para a direita.
- Perceba que estou movimentando minha cabeça PARA TRÁS ao mesmo tempo em que a movimento para a direita. Esse movimento pode fazer você esquivar-se por baixo de um direto, ou esquivar-se de um cruzado de esquerda com o recuo da cabeça. Não deixe sua cabeça se movimentar muito para trás passando o alinhamento do seu joelho. Certifique-se de que você está rotacionando seu corpo levemente para a direita.
Você deve permanecer abaixado para utilizar a esquiva de 2 pontos.
A esquiva de 2 pontos é utilizada para esquivar-se por baixo dos golpes, mantendo você mais próximo do chão. Ela também pode ajudá-lo a sair de situações onde seu oponente está atacando com muitos golpes em sequência. Nunca se esqueça que é sempre melhor esquivar-se no alto utilizando a esquiva de 3 pontos. Esquivar no alto facilita seu contragolpe e seu movimento já que você estará com uma base mais em pé. Utilize sempre seus joelhos para se abaixar, nunca sua cintura. Dessa forma você poderá manter os olhos no seu oponente. Utilize os músculos das suas pernas, e não das suas costas.
Utilizando a Esquiva de 2 Pontos – para esquivar-se de golpes BAIXOS
Esquivando-se de um direto baixo.
- Mantenha seus quadris em sua base, permaneça ereto e não curvado para qualquer lado. Mantenha-se do lado de FORA do golpe, não abaixo dele. Olhe para seu oponente.
- Nesse caso eu poderia ter utilizado a esquiva de 3 pontos, não seria necessário me abaixar.
Esquivando-se de um cruzado de esquerda baixo.
- As regras são as mesmas. Fique ereto, flexione os joelhos para se abaixar. Mantenha-se do lado de FORA do golpe, e não abaixo dele.
- Nesse caso eu poderia ter utilizado a esquiva de 3 pontos, não seria necessário me abaixar.
Contragolpeando a partir da esquiva baixa
Eu esquivo para fora e para cima do direto baixo… E contragolpeio com um direto!
- Esse é um dos contragolpes mais fortes utilizados pelos lutadores profissionais. Quando você ficar bom nisso, você poderá contragolpear imediatamente ao sair do direto do oponente. É um contragolpe fácil de fazer porque o direto do oponente normalmente vem em um ângulo baixo. Apenas levante sua cabeça um pouco e solte o contragolpe.
O sistema de 2 pontos serve para quebrar o ritmo do seu oponente.
Somente utilizo o sistema de 2 pontos quando o oponente consegue marcar minha esquiva de 3 pontos ou quando consegue me encurralar no ringue. Aí preciso recorrer ao sistema de 2 pontos, esquivando para a esquerda e direita algumas vezes para distraí-lo. Eu atraio os golpes com ângulo baixo, e então esquivo para cima e contragolpeio.
Dicas Para Esquivar-se dos Golpes
Treine as Esquivas
Treine a Esquiva de 3 Pontos primeiro. Comece com os exercícios básicos com um parceiro atacando você com sequências 1-2, faça pausas e execute novamente a esquiva contra 1-2. Depois faça exercícios onde seu parceiro mistura jabs e sequências 1-2. Você deve ficar atento ao próximo golpe após esquivar-se; não esquive até que você veja o golpe saindo. Cada esquiva irá preparar a esquiva seguinte. Não esquive no ar, sem golpes. Faça seu oponente perseguir sua cabeça. COMECE DEVAGAR!
Quando você melhorar isso, faça os exercícios com os três golpes, 1-2-3. Primeiro continue repetindo o 1-2-3, então treine com combinações diferentes lançadas de maneira mista. Mantenha seus olhos no seu oponente, NÃO nos golpes.
Quando você treinar esquivas,
certifique-se de que seu parceiro esteja SEMPRE atacando sua cabeça!
Quando você dominar a esquiva de 3 pontos, faça a de 2 pontos onde a única diferença é que o movimento é de um lado para o outro com os joelhos mais flexionados. Quando você dominar os dois sistemas, imediatamente pratique seus contragolpes! (Depois ensinarei mais alguns exercícios.)
“Faça ele errar, Faça ele pagar”
Uma esquiva boa faz mais do que evitar os golpes,
ela prepara seus contragolpes.
Esquive com o corpo todo, não apenas a cabeça.
Rotacione os pés, os quadris, e os ombros conforme você movimenta a cabeça. Assim você terá o controle absoluto do seu corpo o tempo todo. No começo, pode parecer mais fácil movimentar apenas a cabeça, pois você ainda não terá coordenação motora suficiente; não se preocupe, isso irá melhorar com o treino. Quando você esquivar-se para um lado, prepare o contragolpe a partir desse lado. Tenha cuidado para não perder o equilíbrio ao preparar o contragolpe.
Esquive-se PARA FORA ou POR CIMA do Golpe, Nunca Por Baixo
Veja que mostrei a você como esquivar-se de “golpes altos” e “golpes baixos”. Eu nunca disse para esquivar “para dentro” ou “por baixo”. Você deve sempre tentar esquivar-se para fora do golpe ou por cima se ele vier com ângulo mais baixo. Não recomendo que balance sua cabeça lateralmente porque assim você será atingido. Com a esquiva de 3 pontos, você movimentará sua cabeça de um lado para o outro, mas passando por CIMA do ponto central. A esquiva de 2 pontos por outro lado, movimenta sua cabeça ignorando esse ponto central, mesmo assim você deve visualizar que está mantendo sua cabeça do lado de fora e por cima dos golpes. Esquivando-se “POR BAIXO” de um golpe, você acabará ficando preso embaixo do oponente. Ele irá se apoiar sobre você, empurrará sua cabeça para baixo, ou irá impedir você de contragolpear.
Você deve evitar esquivar-se para dentro dos golpes porque os golpes tem naturalmente uma curvatura para dentro.
O motivo pelo qual você deve evitar esquivar-se para dentro dos golpes é porque isso o impedirá de continuar esquivando. Pense sobre isso: se você quiser esquivar vários golpes em sequência, movimentar minha cabeça para o lado de fora de cada golpe me permitirá continuar me movimentando. Se você esquivar-se movimentando sua cabeça para dentro dos golpes, você ficará sem espaço e eventualmente será atingido. Claro que é possível esquivar-se para dentro, mas você deve saber o que está fazendo e deve contragolpear imediatamente.
Flexione os Joelhos, Não a Cintura
Sempre mantenha os quadris na sua base.
Muitos boxeadores costumam flexionar a cintura porque não possuem força suficiente nas pernas para se movimentar rapidamente para o lado. Flexionar a cintura faz com que eles percam equilíbrio e assim eles tem menos chances de contragolpear. Claro que eles conseguem esquivar-se dos golpes, mas não conseguirão esquivar-se de muitos golpes em sequência. Mantenha-se sempre em posição ereta e flexione seus joelhos. Não há problema em flexionar levemente a cintura. Sugiro que você assista vídeos de seus sparrings para ver o quanto você está flexionando a cintura, muitos iniciantes ficam surpresos ao perceberem com os vídeos o quanto possuem falhas técnicas.
Nas fotos acima, parece que estou flexionando a cintura porque minha cabeça tem muito espaço, mas na realidade minha cabeça está se movimentando porque meus quadris estão se movimentando. Não preciso flexionar minha cintura porque flexionar meus joelhos faz com que meus quadris (e tronco) se movimente para frente e para trás assim como para cima e para baixo. A rotação do corpo SE PARECE com um movimento de pêndulo, mas na realidade meu tronco está ereto o tempo todo!
Sempre rotacione seus pés e seu corpo como se estivesse golpeando. Isso mantem seu equilíbrio e força com você. E você sempre estará pronto para contragolpear.
Mantenha Seus Quadris Baixos
Mantenha sua base quando esquivar-se. Isso permite que você esquive com velocidade porque você não estará sem base após cada movimento. Quando você voltar de uma esquiva, seja cuidadoso para manter sua base firme. Mantenha seus quadris abaixados para contragolpear com mais força.
Procure Por Uma Abertura, Não Por Um Golpe
Muitos lutadores se distraem olhando os golpes do oponente e não percebem as oportunidades de contragolpes. Sempre lembre-se de Onde Olhar Durante Uma Luta, olhe no seu oponente, mas não nos golpes dele. Se você não conseguir fixar os olhos no seu oponente ao esquivar-se, sua técnica provavelmente está errada.
Esquive-se o Mínimo Possível
Esquive-se apenas o suficiente para escapar do golpe.
O objetivo de esquivar-se ao invés de bloquear é manter suas mãos livres para contragolpear. Você vai querer contragolpear assim que sua cabeça escapar do golpe. Seu objetivo não é escapar dos golpes o máximo possível. Se movimentar demais é pouco eficiente para esquivar golpes em sequência e provavelmente irá tirar seu equilíbrio. Poupe tempo, poupe energia – esquive o mínimo possível.
Movimente Seus Pés
Esquivar nem sempre tem a ver com contragolpes. Às vezes você irá esquivar algum golpe apenas com a intenção de escapar. A esquiva não deve ser sua única defesa. Use suas pernas. Não se curvar e não abaixar muito irá facilitar seus movimentos e favorecer seus pivôs para que você saia de situações ruins.
Expire Quando Esquivar
Considere sua esquiva como um golpe, um movimento explosivo, porque realmente é. Um movimento defensivo explosivo, então você deve expirar firmemente como se estivesse golpeando. Afinal, seu corpo irá rotacionar como se você estivesse golpeando. A respiração também ajudará você a manter o ritmo para que possa contragolpear.
Esquivando Enquanto Boxeia
Quando usada corretamente, a esquiva oferece a você um novo nível de movimentos evasivos e oportunidades de contragolpes. Não precisar usar suas mãos para se defender irá permitir que você contragolpeie antes e que faça isso de ângulos inesperados. Aprender a esquivar levará suas habilidades de defesa e de boxe para o próximo nível. Esqueci de mencionar o quanto isso é legal?
A única forma de utilizar uma esquiva é contragolpear em seguida. Você não pode esquivar-se para sempre! Você precisará contragolpear ou então seu oponente irá golpear até que acerte você. É por isso que você precisa esquivar com seu corpo, para estar sempre em posição de contragolpear com força.
Faça ele errar, faça ele pagar.
Veja como esses mestres esquivam os golpes:
- Nicolino Locche
- Pernell Whitaker
- Mike Tyson
- NOTA: (Não incluí James Toney ou Floyd Mayweather porque eles são melhores em defesas com ombros, não em esquivas comuns.)
Ficou fera nas esquivas?
- How to Shoulder Roll (aprenda como bloquear golpes com os ombros)
- Aprenda como REALMENTE esquivar diretos.
- Aprenda como esquivar cruzados.
- Aprenda a esquiva para cima e para baixo.
- Aprenda como REALMENTE esquivar jabs.
- TODOS EM BREVE!
O DESAFIO DAS ESQUIVAS:
Ok, para todos vocês experts em esquivas… Aqui estão algumas questões para refletirem. Trabalhem na técnica e postem suas conclusões nos comentários. Não há resposta certa ou errada. Compartilhem suas experiências e dicas conosco. Juntos, aprenderemos mais sobre esquivas.
- Desafio das Esquivas #1 – como esquivar usando menos movimento?
- Desafio das Esquivas #2 – quando e por que você deve esquivar mais de um golpe em sequência?
- Desafio das Esquivas #3 – qual estratégia avançada de esquiva que boxeadores profissionais possuem que os iniciantes não possuam também? (DICA: a resposta NÃO é atleticismo, tempo de reação, ou reflexos.)
…Revelarei MINHAS respostas em um guia futuro!
gerson
Bom trabalho para ajudar-nos
Silo
está demorando muito pra sair as traduções dos outros artigos.
Fábio
Silo, estamos fazendo o possível para traduzir o maior número de artigos no menor tempo possível, porém a maior parte dos colaboradores (senão todos), fazem a tradução de forma voluntária, durante as folgas, além disso precisamos manter a qualidade das traduções para que os artigos sejam bem compreendidos em nossa língua. Estamos fazendo o possível para traduzir os artigos mas até onde eu sei são poucos colaboradores para a tradução para o português, talvez com o tempo mais voluntários surjam e assim conseguiremos agilizar a tradução dos outros artigos.
Rafael
Olha, eu preciso dizer que ja li quase todos os artigos, e me ajudaram MUUUITO em minha tecnica de boxe e de treino fisico (incorporei a mecânica do boxe aos meus treinos físicos). Muito obrigado aos tradutores, é realmente muito dificil achar artigos sobre artes marciais tão bons e eficazes na língua portuguesa. Não vejo a hora de aprender de vez inglês para ter mais acesso a leitura e conhecimento de qualidade.
Fábio Conrado Ortolan
Rafael, obrigado pelo comentário, concordo que existem pouco material disponível com a qualidade deste site, esse foi principal motivo pelo qual eu comecei a traduzir esse artigos, já aprendi muito com o site e fico muito feliz de poder estar ajudando outros amantes e praticantes de boxe e outros esportes.