O uppercut é provavelmente o golpe mais erroneamente lançado no boxe.
Todos sabem como lançar um jab afiado, um direto pesado e um cruzado de esquerda matador. Mas quando se fala em uppercut, oh cara… é como se todo mundo tivesse sua própria interpretação criativa. Se você nunca foi rigorosamente ajustado em sua técnica de uppercut por um treinador antes, há uma grande chance de você estar desperdiçando toneladas de potência.
A parte mais difícil de dominar o uppercut
é ignorar a forma como ele parece.
Você terá que superar a tendência de abaixar o braço, e se agachar, e explodir para cima com o uppercut. E mesmo após superar esses erros de iniciantes, você terá que ajustar uma dúzia de detalhes antes de parecer como ‘o que os profissionais fazem’. Eu precisei de pelo menos meia dúzia de variações de diferentes treinadores antes de aperfeiçoar minha técnica do uppercut para o que é hoje. E estou orgulhoso de dividir essas dicas com vocês!
Aprenda como tirar mais força do seu uppercut!
Técnica Básica do Uppercut
1. Posição Básica
Fique na sua posição básica do boxe.
Você pode lançar um uppercut de qualquer posição mas por enquanto vamos focar em uma posição neutra. Se posicione para o uppercut da mesma maneira que você faria para um direto ou um cruzado de esquerda.
O ERRO COMUM é tentar se abaixar ou flexionar seus joelhos ou abaixar suas mãos para “preparar” para o uppercut.
O uppercut pode ser lançado da sua posição básica do boxe,
preparações ou mudanças de posição não são necessárias.
2. Rotacione o Corpo
A mecânica corporal do uppercut será exatamente a mesma de seus outros golpes fortes.
- Para o uppercut de esquerda, rotacione seu corpo da mesma maneira que você faz para um cruzado de esquerda.
- Para o uppercut de direita, rotacione seu corpo da mesma maneira que você faz para um direto.
Seu corpo se move da mesma maneira para um direto e um cruzado, mesmo que seu braço esteja vindo de um anglo de baixo para cima. Os ombros, quadris, perna e pés irão rotacionar da mesma maneira. Não mude nada ou visualize o movimento do corpo de forma diferente apenas porque sua mão está subindo ao invés de seguir para frente (direto) ou para o lado (cruzado).
O ERRO COMUM é se inclinar para trás ou “disparar” para cima com suas pernas ou fazer coisas estranhas com seu corpo porque você está visualizando um impulso.
A única coisa que muda para o uppercut
é o ângulo do seu braço, não o movimento do seu corpo.
3. Não Desloque o Peso (Durante o Uppercut)
ANTES do uppercut, faça um pequeno deslocamento do seu peso para o lado que você irá golpear.
- Para um uppercut de esquerda, coloque mais peso no seu pé esquerdo.
- Para um uppercut de direita, coloque mais peso no seu pé direito.
Você precisa apenas de um PEQUENO deslocamento de peso, pense em 60/40. Desloque o peso movendo usa cabeça e seus quadris em direção aos seu pé. Isto parece como técnica básica de golpes exceto…
O ponto chave é NÃO mudar o peso quando você lança o golpe. EU REPITO… NÃO DESLOQUE SEU PESO… durante o uppercut.
- Isto é um detalhe importante que faz a técnica de uppercut que eu ensino diferente de como outros treinadores ensinam o uppercut.
A razão pela qual eu gosto de estar na mesma perda do braço do golpe durante o uppercut é porque isto me permite ficar POR BAIXO do uppercut e empenhar mais potência no golpe. Estando no mesmo lado que o golpe durante o uppercut, faz eu me sentir como se meus quadris, minhas costas e o meu braço do golpe estão sob o uppercut gerando mais força dessa forma. Então novamente… o que eu faço é me deslocar para um lado e então rotacionar no lugar enquanto eu preparo o uppercut.
Isto não quer dizer que você não pode ou não deve deslocar seu peso, quer dizer que tem um efeito diferente. Quando você desloca seu peso e muda para o outro pé, seu uppercut terá uma base menos sólida e se tornará mais como um golpe para frente do que para cima. Basicamente, o uppercut tem uma força menor “para cima” quando você desloca o peso para o lado contrário ao braço que defere o golpe. Agora, deslocar o peso no uppercut ainda tem outras utilidades como deixá-lo preparado para golpear com o outro braço, ou mover sua cabeça para uma nova posição (para fins evasivos)… mas o principal é que tem uma força menor que um uppercut que não se desloca.
Você deve ter notado que essa abordagem de deslocar o peso também pode ser aplicada ao cruzado de esquerda no corpo. Se você ver boxeadores profissionais com atenção, você irá notar que alguns deles irão se inclinar e manter seu peso no pé frontal quando eles preparam o cruzado de esquerda no corpo ao invés de deslocar o peso para o pé de trás.
Viu como Miky Tyson se apoia no mesmo pé do braço que defere o golpe quando ele lança o uppercut? Ele definitivamente não está deslocando o peso para o outro pé. E assim o golpe fica muito mais poderoso.
Fique abaixo do uppercut,
e NÃO desloque o peso durante o golpe.
4. Curve o braço.
O braço faz uma curva ligeira e compacta.
Você não precisa lançar o punho todo para fora ou abaixar o punho antes do golpe. Lembre-se que o uppercut é um golpe curto; se você tem que tentar alcançar, você provavelmente não está na distância correta. Simplesmente relaxe o braço conforme você libera o uppercut e tensione a mão no impacto. Mantenha seus cotovelos para baixo e a palma da mão voltada para você durante o uppercut.
Mantenha seu oponente visível. Sua cabeça não deve inclinar para baixo ou para trás ou mover de forma que fique difícil de ver seu oponente. Outra coisa, mantenha uma distância pequena entre sua cabeça e a cabeça de seu oponente de forma que fique um ótimo e pequeno espaço para seu braço se deslocar.
Com seus cotovelos para baixo e a palma da mão voltada para você,
lance seu braço em uma curva rápida e compacta.
Erros Comuns no Uppercut
ERRO NO UPPERCUT #1 – Abaixar as mãos
Muitos iniciantes irão abaixar suas mãos para lançar o uppercut. Alguns irão abaixar suas mãos na linha da cintura. Este movimento é completamente desnecessário porque isto não aumenta a força, apenas o deixa vulnerável. Mas não é de surpreender que isto aconteça com frequência porque muitas pessoas gostam de ver o uppercut vindo “de baixo para cima”.
Na verdade, a “soltura” do braço irá descer a mão o suficiente para o ângulo do uppercut. Você não precisa abaixar a mão. Seu braço já está conectado ao seu ombro. Então se você lançar sua mão no “nível natural”, ela já estará tão baixa quanto seu ombro. E se você “relaxar” seu braço um pouco mais, a mão irão se abaixar facilmente para o nível do peito e isto é baixo o suficiente para fazer uma curvatura para cima na cabeça de seu oponente. Assista meu vídeo sobre uppercut e preste muita atenção… eu não abaixo muito minha mão. Tente manter sua mão acima de seu cotovelo quando lançar o uppercut.
Ao invés de imaginar que sua mão está abaixando,
imagine que seu COTOVELO está abaixando.
ERRO NO UPPERCUT #2 – Deixar a mão passar “em branco” pelo oponente
Muitos iniciantes irão errar feio quando seus uppercuts não atingirem o oponente. Isto ocorre porque seus uppercuts estão sendo lançados em linha reta e não em curva. Lembre de visualizar um movimento com uma curva compacta com seus braços. Mesmo se você estiver lançando um uppercut longo, certifique-se de visualizar uma curva onde sua mão retorna para você. Esta visualização não apenas retorna seu braço mas também aumenta a força.
Lance seus uppercuts com uma curva compacta,
ao invés jogar sua mão para o céu.
ERRO NO UPPERCUT #3 – Levantar o cotovelo
Não levante seu cotovelo quando você lança o uppercut; apenas a mão deve ser lançada para cima (não o cotovelo). Mantenha seu cotovelo para baixo durante o uppercut, dessa forma você terá mais estabilidade e potência no golpe. Isto não apenas te dará mais força e um uppercut mais compacto mas também irá evitar que sua mão seja jogada para cima quando você errar.
Você também deve se certificar que seu cotovelo não levante para o lado como uma “asa de galinha”. Certificar-se que a palma de sua mão está voltada para você também ajudará a manter o cotovelo para baixo e no meio. O cotovelo pode se mover um pouco mas deve estar apontando para baixo e de preferência não se estender mais do que um ângulo de 90 graus (a não ser que você realmente precise de um uppercut longo).
Mantenha seus cotovelos para baixo durante o uppercut,
para mais potência e força.
ERRO NO UPPERCUT #4 – Levantar os quadris
Muitos iniciantes irão levantar os quadris e “dar um pulo” com o uppercut porque eles estão destacando o “UP” em “uppercut”. De novo… seus quadris precisam ficar para baixo. Isto te dará mais velocidade, força e habilidade para lançar sequencias de golpes mais rapidamente ou outros movimentos em seguida. Assim como eu disse antes: a única coisa que irá “pra cima” durante o uppercut é a mão (e mesmo assim, só um pouco), o resto do corpo fica para baixo e firme no chão. De qualquer maneira seu corpo precisa ir PARA BAIXO durante o uppercut. Isto te dará mais força e potência.
Você pode testar sua técnica e ver se você está fazendo direito lançando 2 uppercuts em linha com a mesma mão. Se você estiver fazendo certo, você sentirá seu corpo abaixando com cada uppercut e vai sentir como se você estivesse indo “PARA BAIXO, PARA BAIXO” e você estará lançando 2 uppercuts potentes e rápidos.
Mas se você estiver fazendo da forma errada, você sentirá como se seu corpo estivesse pulando com cada uppercut e você estará indo “PARA BAIXO E PARA CIMA, PARA BAIXO E PARA CIMA” o que é bem mais lento. E claro, o sentimento de ir PARA BAIXO E PARA CIMA é errado porque te tira do chão, diminui seu equilíbrio e sua força, e te deixa mais lento porque você não pode fazer o próximo movimento até que você esteja em baixo novamente.
Antigamente muitas pessoas argumentavam comigo porque eles viam Mike Tyson pulando quando lançava cada uppercut ou outros profissionais fazendo o mesmo. Eu tenho 2 explicações para isto: 1) os profissionais são bons o bastante para eles saberem como se manterem firmes no chão e enviarem sua energia para baixo mesmo quando seus corpos estão indo “para cima”. Isto explica porque profissionais podem ficar pulando pelo ringue e ainda ter força e se manterem firmes enquanto iniciantes apenas perdem o equilíbrio e ficam cansados rápido. 2) Profissionais as vezes estão pulando por razões estratégicas. E fazendo isto para armar alguma coisa. Mas com certeza… quando eles querem força, eles ficam para baixo. Com certeza, Mike Tyson pode lançar 2 uppercuts poderosos em linha com a mesma mão, e você deverá ser capaz de fazer a mesma coisa antes de passar para as versões mais enfeitadas do movimento.
Uma dica final que posso te dar para ajudá-lo a ficar para baixo é NÃO deslocar o peso durante o uppercut. Fique na mesma perna e de qualquer maneira, tente firmar aquela perna no chão. Então será como se você estivesse se empurrando PARA DENTRO do chão ao invés de se empurrar PARA FORA do chão. Grande diferença, ok? 🙂
Vá PARA BAIXO com o uppercut, não para cima.
Isto dá a você mais força e te deixa pronto para o próximo movimento.
Dicas Poderosas para o Uppercut
1. DICA PARA O UPPERCUT #1 – Quadris sob o uppercut
Mantenha seus quadris embaixo do uppercut o máximo que você puder. E você pode fazer isso não deixando a parte superior do seu corpo inclinar para fora de seus quadris durante o uppercut:
- Se você está lançando um uppercut de esquerda, mantenha a parte superior do seu corpo e seus quadris em cima do pé esquerdo.
- Se você está lançando um uppercut de direita, mantenha a parte superior do seu corpo e seus quadris em cima do pé direito.
- Mesmo uma inclinação mínima diminui a força.
O problema mais comum e quando os lutadores deslocam seu peso durante o uppercut. Por exemplo: quando lançam um uppercut de direita, muitos lutadores irão mudar o peso para o pé esquerdo e o que acontece é que os quadris estão no meio e a parte superior do corpo está em cima do pé esquerdo ou mesmo inclinado além do pé esquerdo. A situação ideal é que tanto os quadris quanto a parte superior do corpo estejam sobre o pé direito e a mão direita é única coisa que se estende até o oponente.
Mantenha a parte superior do seu corpo sobre seus quadris, ou seus quadris sob a parte superior do corpo… depende de como você vê isso… dá à você mais força e potência porque você está adicionando outras articulações de suporte entre o chão e seu punho. Quando a parte superior do seu corpo e seus quadris não estão empilhados uns sobre os outros, há uma grande chance de que nada esteja dando suporte ao seu uppercut diretamente abaixo tornando o golpe mais como um golpe para frente do que para cima.
Mantenha a parte superior do seu corpo e seus quadris do mesmo lado.
2. DICA PARA O UPPERCUT #2 – Cotovelos embaixo do uppercut
Tente manter seu cotovelo embaixo do uppercut. Se lembra que eu disse anteriormente que iniciantes abaixam muito suas mãos para o uppercut? Bem, eu quero que você faça o mesmo… mas com seu cotovelo. Use seu cotovelo para DAR SUPORTE ao seu uppercut. Manter o cotovelo embaixo dá a você mais potência e suporte ao seu punho… e definitivamente adiciona poder ao seu uppercut.
Use seu cotovelo para dar suporte ao seu uppercut.
3. DICA PARA O UPPERCUT #3 – Preparação Larga, Lançamento Curto
Isto é mais uma dica de visualização para ajudá-lo a ver o uppercut de uma maneira mais poderosa. Visualize a si próprio preparando para um grande movimento mas na verdade, o uppercut é apenas um golpe muito compacto. Dessa forma é melhor do que muitos iniciantes fazem… eles preparam apenas um pouco mas então lançam um enorme uppercut.
Visualize a si próprio preparando para um grande uppercut,
mas então lance apenas um poderoso e compacto golpe.
4. DICA PARA O UPPERCUT #4 – Gire por trás, não pela frente
Esta visualização é difícil de entender mas adiciona uma tremenda quantidade de força em seu uppercut. Muitos iniciantes gostam de visualizar o uppercut rotacionando em torno da parte da frente de seus corpos. Ao invés disso, quero que você visualize o uppercut rotacionando a parte de TRÁS de seu corpo. Isto é muito mais poderoso e devastador.
Tente ver dessa forma:
- Para um uppercut de esquerda – AO INVÉS de se imaginar empurrando seu braço esquerdo através de seu peito até o outro lado, TENTE puxar seu ombro direito em torno de suas costas em direção ao seu cotovelo esquerdo.
- Para um uppercut de direita – AO INVÉS de se imaginar empurrando seu braço direito através de seu peito até o outro lado, TENTE puxar seu ombro esquerdo em torno de suas costas em direção ao seu cotovelo direito.
Você pode notar que ao pensar sobre o uppercut contraindo em torno da parte de TRÁS de seu corpo, ao invés da parte da frente, que isso mantém seu corpo para baixo ao invés de deixá-lo pular com o golpe. Pode ser uma visualização bem estranha no início mas se você continuar praticando, você irá ver o ponto onde isto se torna poderoso e você irá começar a ver outros lutadores, especialmente os profissionais, fazendo a mesma coisa.
Uma outra forma de ver isso é que uma vez que o golpe está contraindo em torno da PARTE DE TRÁS do corpo, então são suas costas que estão sendo compactadas durante o uppercut e a parte da frente está se esticando e expandindo. Isto é bem diferente do padrão… que é onde a maioria dos lutadores irão compactar a parte da FRENTE do corpo (para propósitos defensivos) e expandir a parte de trás do corpo. Eu não vou entrar nas ramificações defensivas desta técnica mas é importante para você entender e sentir a diferença na força do golpe. Eu posso dizer que esse é um dos meus melhores segredos para maximizar a força do golpe.
Se visualize rotacionando em torno da parte de trás do corpo,
ao invés da frente.
Outra dica ara visualização:
- Imagine que você está contraindo suas COSTAS enquanto expande a parte FRONTAL do seu corpo (seu peito) quando lançar o uppercut.
Vê como o peito do Mike Tyson está expandido quando ele lança o uppercut? Muitos lutadores fazendo o contrário durante o uppercut… que é contrair a parte FRONTAL de seu corpo porque eles estão tentando rotacionar em torno da frente de seu corpo ou tendo uma mentalidade defensiva.
Uma outra forma de visualizar isto… é imaginar que ao invés de LEVANTAR o uppercut pelo seu corpo, você está fazendo o oposto, que é colocar seu corpo EMBAIXO do uppercut.
Veja outros de meus guias para o uppercut no boxe:
- Como Lançar um Uppercut (em inglês)
- Como Atingir com o Uppercut (em inglês)
- Como Defender o Uppercut (em inglês)
Luiz Paulo Siqueira
Este estudo de movimento foi ótimo!!!
Eu já estava praticando no momento em que estava lendo…
Lucas Enedino
Mano você é um monstro!!!! Genial o seu trabalho, descobri agora o site através do google graças a Deus, estava procurando um desse a um tempo!! Incrível sua dedicação para entender os movimentos e compartilhar com a gente! A partir de agora vou ver esse site todos os dias, sou lutador de MMA e estou aprendendo muito lendo seus estudos!
Sem palavras! Arrebenta. Oss