Você deve golpear com o punho na horizontal ou na vertical?
- Qual é mais poderoso?
- Qual é mais rápido?
- Qual é MELHOR?
Depende para quem você pergunta. Alguns técnicos dizem que você deve golpear com o punho na horizontal. Alguns técnicos dizem que você deve golpear com o punho na vertical. Procure nas várias técnicas de socos nas artes marciais, kickboxer e outros tipos de estilos de lutas e você irá ouvir mais de uma dúzia de opiniões conflitantes.
Eu tenho ouvido argumentos de todo tipo de técnica e na realidade, todos tem um ponto positivo. Ambos os socos, com punho na horizontal e com punho na vertical pode ser efetivos mas primeiro você tem que saber PORQUE e QUANDO usá-los.
Leia meu guia definitivo de como golpear com o PUNHO NA HORIZONTAL vs PUNHO NA VERTICAL.
Técnica para Socos – PUNHO NA HORIZONTAL vs PUNHO NA VERTICAL
TEORIAS COMUNS sobre golpear com o punho na horizontal
- Mais força por causa do movimento espiral.
- Mais suporte para o pulso por que ele não irá dobrar com facilidade quando o punho está de lado.
- Maior defesa porque seus ombros se elevam para proteger sua bochecha.
- Mais útil porque o punho horizontal pode arquear por sobre o braço de seu oponente.
O padrão comum nas academias de boxe hoje em dia é virar as mãos para um punho horizontal. Eles aceitam exceções mas geralmente o punho horizontal é preferido. O soco com o punho na horizontal é a técnica padrão em virtualmente todas as grandes academias de boxe. É a opinião padrão dos pugilistas de hoje em dia.
Vá em uma academia de boxe hoje e seu técnico provavelmente irá te dizer para virar a mão pra fora. Eu descobri que isto é mais prático e realista nas condições do boxe.
Os argumentos comuns para socos com o punho na horizontal
são força e praticidade.
TEORIAS COMUNS sobre golpear com o punho na vertical
- Mais força porque as juntas dos seus dedos estão melhor alinhadas com a posição reta do braço.
- Mais força devido ao uso total do tríceps.
- Mais rápido porque tem menos movimento.
- Maior suporte para o pulso e o punho porque o braço está mais reto.
- Um vertical quebra a guarda do oponente com mais facilidade.
- Mostra menos a intenção porque os movimentos do cotovelo e dos ombros são minimizados.
- Melhor para lutas com as mãos desprotegidas (ou com menos acolchoados).
Eu encontrei pouquíssimos pugilistas e treinadores de boxe hoje em dia que recomendam socos com punhos na vertical como técnica padrão. A maioria das pessoas que dizem para mim que o punho na vertical é melhor geralmente são pessoas de artes marciais e/ou pessoas que não lutam muito boxe. Existem poucos bons pugilistas em nosso tempo que utilizam socos com punhos na vertical, mas eles são a exceção e não o modelo.
O argumento comum para socos com o punho na vertical são força e velocidade.
Como VOCÊ Deve Lançar Seus Socos? (HORIZONTAL ou VERTICAL?)
A resposta para mim é óbvia:
USE AMBOS.
É uma decisão muito fácil de se fazer depois que você passou um certo tempo no ringue. Tipos diferentes de técnicas de socos permitem a você fazer coisas diferentes. E você tem que saber que você sempre estará em uma grande variedade de situações. Muitas dessas situações serão as mesmas que você exercitou nos treinos e nas luvas de foco. Mas muitas mais dessas situações serão as que você só irá experimentar em uma luta real.
Você nem sempre estará em sua postura perfeita. Você nem sempre estará no equilíbrio perfeito. Você nem sempre estará na posição exata que você precisa. A oportunidade pode não aparecer. Seu oponente pode ser bem diferente do que você treinou. E você deve ser flexível para ser um bom lutador.
Mesmo que você queira se limitar a somente uma certa técnica, você ainda terá que saber que você irá enfrentar adversários que usam AMBOS os tipos de socos. Mesmo que apenas para entender melhor os oponentes, eu acho que vale a pena aprender ambos os tipos de socos.
Os melhores lutadores usam todo tipo de socos.
Pegue qualquer profissional que você queira, tem que ser um que realmente luta. Você pode pegar um moderno ótimo como Mayweather, ou você pode pegar um das antigas como Jack Dempsey. E então veja suas sequências. Você verá ele/ela lançando todo tipo de socos.
Tem que ser um lutador (quer dizer, alguém que realmente luta regularmente), e para manter as coisas relevantes a este website, tem que ser um PUGILISTA. Eu não estou interessado em ouvir sobre como JKD diz isso e karatê diz aquilo… isto é um website sobre boxe. Nosso foco aqui é sobre princípios do boxe… para pugilistas. Eu não vou falar sobre outras artes de luta porque eu não as entendo.
*** Assista meu vídeo de demonstração para ver as vantagens e desvantagens de ambos os socos horizontais e verticais. ***
Vantagens de Golpear com um Punho Horizontal
Socos com punhos na horizontal são mais potentes
Esta é uma declaração generalizada, que significa que é verdade na MAIOR PARTE do tempo, mas não o tempo todo. O principal motivo é: 1)um soco é mais forte e com melhor suporte quando o cotovelo está atrás do punho, e 2) um punho horizontal utiliza mais o peito e as costas no soco, enquanto o soco vertical foca mais nos ombros.
O punho horizontal é mais poderoso não tanto por causa da rotação do punho, mas mais por causa da rotação do cotovelo Com um soco com o punho na vertical, o cotovelo fica para baixo e não apoia o pulso antes de chegar ao fim, quando o braço está diretamente estendido. Enquanto com o punho na horizontal, o cotovelo rotaciona e levanta imediatamente, apoiando o pulso mais cedo.
Ter o cotovelo subindo atrás do punho é a diferença chave aqui. O pulso tem muito mais suporte e fornece mais poder quando o cotovelo está atrás do punho para dar ao seu antebraço um âgulo reto para o impacto. É importante saber que socos podem atingir com o braço dobrado em vários ângulos. Raramente o soco atinge o alvo quando o braço está completamente esticado. É mais comum que os socos atinjam o alvo com o braço dobrado (no cotovelo) alguns graus, mesmo que muito pouco.
Porque socos atingem tantas vezes o alvo com o cotovelo dobrado, geralmente o golpe com o punho na horizontal é mais forte. Quando socos são desferidos de uma distância muito próxima (com o cotovelo bem dobrado), você irá notar que a força da saída favorece muito mais um punho na horizontal do que um punho na vertical. Pense na melhor posição para o supino, onde você tem mais força quando seus cotovelos estão apontando para os lados (usando o peito) suportando o punho melhor, em vez de apontando para baixo (usando o tríceps) para seus pés.
Socos com punho na horizontal são definitivamente mais poderosos para uppercuts. A razão é porque você pode exigir mais dos seus músculos das costas no soco. Quando você tentar lançar um uppercut com o punho na vertical, você sentirá como se dependesse mais do ombro.
Socos na horizontal são mais poderosos do que socos na vertical,
porque o cotovelo dá suporte ao pulso mais cedo.
Socos com os punhos na horizontal tem mais suporte
Como explicado anteriormente, o pulso e o braço inteiro tem mais suporte porque o cotovelo sobe mais rápido. Isto é importante não apenas para a força do soco mas também para prevenir lesões.
Eu ouvi muitas pessoas argumentando sobre qual direção dá mais suporte ao punho (horizontal ou vertical) e eu percebi que as pessoas estão muito mais focadas na mão do que no resto do braço. Eu ouvi diferentes argumentos para vários meios de distribuir o impacto através das juntas dos dedos. Algumas pessoas dizem que você deve atingir o alvo com as duas primeiras juntas porque elas são maiores. Algumas pessoas dizem que você deve atingir com as juntas do meio porque estão bem no centro da sua mão e alinha diretamente com seu braço. Algumas pessoas dizem que você deve atingir com as últimas 3 juntas porque elas são realmente as mais alinhadas com seu braço quando o braço está completamente estendido e porque as últimas 3 juntas possuem uma superfície mais plana.
Na minha opinião, o ângulo do punho não é a área mais importante. O que é mais importante para mim é o ângulo do antebraço no impacto. Se o pulso está reto e o antebraço/cotovelo está atrás do pulso e suportando ele, o impacto passará facilmente através do punho e para baixo do braço. ENTRETANTO, se o pulso NÃO está na posição correta (porque o cotovelo não está atrás dele), então você tem o problema do impacto ser dispersado apenas através da mão. Isto não significa que a posição da mão não importa, isto significa que eu foco mais na posição do meu cotovelo e deixo meu punho na sua posição natural que deve ser relativamente reto e bem posicionado para o impacto.
Também existem opiniões de que socos com punho na horizontal tem mais suporte porque você está tensionando o punho pelo lado longo e não pelo lado curto. A ideia aqui é que muitos socos são lançados com um pouco de rotação. E que se você causar o impacto com sua mão com o punho na vertical, o pulso irá dobrar com mais facilidade do que se você causar o impacto com sua mão com o punho na horizontal. Eu sinto que existe alguma verdade nisso, mas de novo, eu estou mais preocupado a respeito da posição do cotovelo do que a rotação do pulso em si.
Socos com o punho na horizontal dão mais suporte ao braço inteiro.
Socos com o punho na horizontal podem contra-atacar melhor ao redor do soco do oponente
Socos com punhos na horizontal são bons especialmente para arquear em torno ou sobre o soco de seu oponente. Socos chaves como o swing de direita ou ganchos de esquerda altos são muito mais confortáveis quando lançados com o punho na horizontal. A razão mais uma vez não é devido ao ângulo do punho mas por causa do ângulo do cotovelo.
Ter um cotovelo mais alto facilita para você dobrar seu braço para um soco curvado que mira nas laterais ou embaixo de seu oponente. O braço inteiro está muito mais anatomicamente correto e confortável com socos arqueados em torno dos socos de seu oponente quando seu punho está na horizontal. É difícil arquear para baixo com o punho na vertical porque o cotovelo simplesmente não dobra desta maneira. Sim, você PODERIA teoricamente levantar seu cotovelo para cima conforme você lança o soco com o punho na vertical mas isto não irá fazer sentido (tente isso e veja como é desconfortável).
Você deve ter notado também que lançar golpes com o cotovelo para baixo seu braço pode bater no antebraço de seu oponente o que irá evitar seu punho de alcançar a cabeça do seu oponente. Um cotovelo mais alto ajuda a eliminar obstáculos como os ombros e braços do adversário.
Independentemente um punho vertical ser mais poderoso ou não, ele simplesmente não consegue transmitir força em todos os ângulo que um soco com punho horizontal consegue. O inverso também é verdadeiro.
Socos com punho na horizontal são mais confortáveis
para swings de direita e ganchos de esquerda.
Socos com punho na horizontal protegem melhor o queixo
Lançar socos com o punho na horizontal causa uma reação em cadeia no seu corpo, onde seu braço inteiro e seu corpo são afetados pela rotação do punho, dando a você uma proteção ligeiramente melhor enquanto você golpeia. A rotação do punho está conectada à rotação do cotovelo, a qual está conectada com a rotação do seu ombro e por último até um pouco com a parte superior do seu corpo.
Quando seus ombros rotacionam (o que permite que o braço rotacione), o ombro levanta um pouco dando ao queixo um pouco mais de proteção e então sua cabeça não fica esticada para fora. A parte superior do seu corpo também tende a virar um pouco mais quando você lança socos com punho na horizontal, o que também ajuda na sua defesa porque sua cabeça está se movendo ligeiramente de um lado para o outro (fazendo um pequeno movimento de “esquiva de ombro” de um lado enquanto simultaneamente faz um pequeno movimento de “esquiva” para o outro lado).
Vantagens de Golpear Com o Punho na Vertical
Socos com punho na vertical são mais fáceis de lançar
Seus braços estão naturalmente posicionados para lançar socos com punho na vertical, tornando-os fáceis de lançar e requerendo menos energia e esforço do que socos com punho na horizontal. Veja a forma como seus braços estão posicionados enquanto você está em pé. Quando suas mãos estão abaixadas do seu lado, os punhos estão naturalmente posicionados para dentro, em uma “posição vertical”. Quando você começa a levantar os braços, seus punhos começam a virar para uma “posição horizontal” por hábito e/ou conforto anatômico.
Socos com punho na vertical requer menos técnica porque não é necessário muito treino para levantar seu braço como se você fosse dar um tapa em alguém (punho vertical). Uma simples elevação do seu punho e você está pronto. Você pode notar que lutadores irão virar cada vez menos seus punhos conforme vão se cansando.
Socos com punho na vertical são mais fáceis de lançar,
e requerem menos energia e esforço.
Socos com punhos na vertical são mais rápidos
Naturalmente, socos com punhos na vertical são mais rápidos porque eles são mais fáceis de lançar. Você pode notar muitos lutadores usando socos com punhos na vertical para um golpe surpresa ou uma combinação de golpes. Enquanto socos com punhos na vertical não são tão poderosos (como socos com punho na horizontal), eles podem ser bem mais rápidos especialmente quando lançados em combinações. É fácil perceber como é muito menos trabalhoso porque você não tem que levantar seus cotovelos tão alto e você não precisa coordenar tanto a rotação de seus braços. Tudo que você precisa fazer é levantar suas mãos e pronto. Se você precisa de uma combinação tão rápida quanto possível para surpreender seu adversário, tente uma chicotada ou socos com punhos na vertical e “dê tapas” nele com seus punhos.
Eu já tinha ouvido que punhos verticais supostamente demonstram menos a intenção porque existe menos movimento em seus ombros e cotovelos. E que os cotovelos ficando para baixo dificultam a detecção do movimento do braço. Enquanto isso tem um sentido lógico, eu não acho que importa tanto nos níveis mais altos do boxe. A razão é que pugilistas experientes estão mais preocupados com o gasto de energia do que com a qualidade de seus movimentos. Lutadores experientes estão mais atentos ao pressentimento de quando você irá atacar do que o movimento atual do seu corpo. E uma luta com alto nível de habilidade, ambos os lutadores estão geralmente sempre se movimentando e sempre muito rápido então a diferença técnica entre um punho na horizontal ou vertical não importa muito.
Socos com punho na vertical são mais rápidos,
tornando-os ótimos para golpes rápidos e combinações de golpes.
Socos com punho na vertical podem penetrar melhor na guarda do adversário
O punho na vertical também ajuda o cruzado com seu braço dobrado ter um alcance maior. Você pode usar um punho na vertical para lançar um cruzado em torno das luvas de seu oponente (na cabeça) ou em torno de seus cotovelos (no corpo).
Também é menos doloroso ter seu soco bloqueado se seu oponente causar o impacto do lado mais longo e carnudo do seu pulso (punho vertical) do que do lado mais magro e ossudo do seu pulso (punho horizontal). Muitas vezes aconteceu de eu sentir dor porque meu adversário virou meu pulso com seus cotovelos ou antebraços quando bloqueou meus socos.
Socos com punhos na vertical podem atravessar o meio
ou fazer um gancho em torno da guarda do oponente.
Socos com punho na vertical são mais confortáveis para lançar socos baixos
Este princípio pode ser aplicado para todos os golpes com alvo abaixo dos ombros (não apenas socos no corpo). Por exemplo, quando seu oponente está se esquivando embaixo de você.
Falando no geral, em qualquer momento que você lança um soco que mira em um alvo que está abaixo de seu ombro E/OU tem uma curva nele (gancho), é mais confortável lançá-lo com o punho na vertical. E em alguns casos, pode ser ainda mais confortável rotacionar o punho um pouco mais para ter um punho horizontal virado de cima para baixo (uppercut).
Você PODERIA lançar um soco diretamente embaixo do corpo com um punho horizontal mas existe uma pequena chance do seu pulso dobrar e lhe causar dor por causa do ângulo do impacto. Ou o que algumas pessoas farão é dobrar os joelhos, então o soco estará mais nivelado aos ombros e irá parecer um soco comum. O que você definitivamente NÃO quer fazer é lançar qualquer tipo de gancho no corpo com um punho na horizontal.
De novo, isto tem haver com colocar o braço em uma posição anatomicamente correta. Se você usa um punho na vertical para socos baixos, o cotovelo fica abaixado para suportar o pulso. Se você usa um punho na horizontal para socos baixos, o cotovelo fica alto e causa impacto no pulso com ângulo.
Socos com punhos na vertical são melhores para golpes no corpo.
Tudo isso é sobre ESTRATÉGIA de golpes (não técnica)
Outras coisas aleatórias que eu ouvi
Hora de citar algumas outras coisas que eu ouvi a respeito de golpear com um punho na horizontal vs na vertical. Existe verdade em todas essas opiniões e eu farei o melhor para explicar porque eu acho que vale ou não vale a pena.
“Socos com punhos na vertical mantém os cotovelos abaixados para proteger o corpo.”
Eu ouvi algumas pessoas (entretanto, nunca um técnico ou pugilista verdadeiro) dizer que usar o punho na vertical mantém o cotovelo para baixo para proteger melhor o corpo enquanto golpeia. E embora isso faça algum sentido de um ponto de vista técnico, não faz nenhum sentido de um ponto de vista estratégico.
Primeiro, com o que você está se comprometendo? O ato defensivo de proteger seu corpo? Ou o ato ofensivo de atingir seu adversário? Ou seus braços estão te protegendo, ou eles estão sendo usados para atacar. Eu não vejo como você pode estender seu punho completamente para um soco enquanto segura seus cotovelos para baixo para proteger seu corpo.
De um ponto de vista de um boxeador, nós temos muitas habilidades e estratégias para lidar com isto. Por exemplo, nós temos habilidades especiais que nos permitem golpear livremente sem ter que depender dos braços para defesa. Nós sabemos como cronometrar nosso contra-ataque, usar esquiva ou movimentos para defender nosso corpo para que não seja necessário bloquear o tempo todo.
Na verdade eu ouvi teorias que levantar o cotovelo é considerado MAIS defensivo do que mantê-lo abaixado. Rotacionar os punhos para deixá-los na horizontal levanta seus braços e cotovelos, tornando difícil para os oponentes lançar contra-ataques sobre eles. Os ombros também estão levantados para dar ao queixo mais proteção. Eu ouvi pessoas dizendo que é uma boa ideia lançar ganchos com os cotovelos altos, dessa forma se você errar o golpe, seu cotovelo pode acertar. Mike Tyson é conhecido por fazer isso.
Mais importante de tudo, você tem que colocar fator da estratégia na equação. O que vai acontecer? Seu oponente é um cara mais baixo que lança muitos ganchos nas suas costelas? Ou ele é um cara mais alto que tenta encaixar longos contra-ataques sobre você? E sobre sua estratégia? Você irá se levantar ou agachar? Você está tentando encaixar seus contra-ataques por cima, ou você está tentando acertar por baixo, sob sua defesa? Ninguém deve lutar com uma técnica padrão sem primeiro entender as implicações estratégicas de usar técnicas específicas.
“Punhos na horizontal tiram seus ombros da posição.”
Por “fora de posição”, nós estamos falando sobre o ombro estar levantando e bem separado do torso superior. Isto faz algum sentido. O ombro fica mais firme e talvez mais poderoso para transferência de energia quando o ombro está preço e rígido sobre a parte superior do corpo. Isto é verdade e eu sinto diferenças similares na força quando eu mudo meu ombro de posição enquanto faço supino. Manter os ombros para baixo e firmes me permite usar mais os músculos mais fortes do peito e o músculo dorsal, enquanto ter os ombros soltos parece isolar e depender mais dos músculos mais fracos do ombro.
Eu tenho duas teorias técnicas importantes a respeito dessa situação:
- Você deverá estar ativando o MÚSCULO DORSAL durante todos os socos. É muito fácil curvar seu corpo para frente ou inclinar para frente para um ponto onde a força do seu soco parece espalhar pelo topo do seu ombro. Isto é muito comum quando lutadores estão tentando ganhar alcance durante jabs ou cruzados. Ao contrário, tente imaginar sua força espalhando por BAIXO do seu ombro (imagine a força vindo de usa axila e da parte interna do seu braço, ao invés do topo do seu ombro e da parte externa do seu braço). Esta ativação do músculo dorsal é uma contração ligeiramente forte que é cronometrada com o soco. Não é uma contração rígida e apertada.
- Sua técnica de golpear deve LIBERAR seu braço. Isto leva de volta ao argumento sobre socos com efeito chicote vs socos empurrados. Se você está lançando SOCOS EMPURRADOS, então sim, talvez seja melhor manter os ombros para dentro, dessa forma você pode empurrar mais forte. Por outro lado, se você é um LUTADOR CHICOTEADOR, então você precisa liberar o ombro junto com o braço, então você pode rebater com mais força.
Se você ainda não sabe, eu defendo que golpes com efeito chicote são muito superiores a golpes empurrados. Eu não estou sozinho nisto pois muitos outros lutadores treinados, pugilistas profissionais, e técnicos, etc pensam da mesma forma. Se você conversar com um pugilista profissional, você provavelmente ouvirá ele dizer, “Você tem que estourar seu ombro quando lançar a mão direita”. Este “estourar” do ombro refere-se ao relaxamento do ombro. Em outras palavras, você está soltando seu ombro do seu encaixe da mesma forma que você solta seu punho do seu ombro. O golpe com efeito chicote poderá ser mais forte agora porque você está relaxando seu braço inteiro como um projétil. O ombro é liberado para frente com o punho. Isto faz socos com o cruzado de direita MUITOOOOO mais poderoso e também mais rápido.
Então de novo, a decisão de prender ou relaxar seu ombro depende de se você quer lançar golpes com efeito chicote ou golpes com empurrão. Golpes com empurrão prendem o braço todo em forma de uma haste forte para empurrar através do oponente. Golpes com efeito chicote relaxam todo o braço para chicotear e atingir de súbito o oponente. Independentemente do que você faz com seu braço, é importante não esquecer que a força do seu golpe vem principalmente de seu tronco! E você irá perceber isso se você usar seu tronco corretamente, você pode fazer quase qualquer coisa com seu braço e seu soco ainda assim será potente.
“Socos na vertical são mais retos do que socos na horizontal.”
Socos com punhos na vertical realmente são mais retos? E isso importa tanto? Você está sempre lançando socos em linha reta? (Eu não, muitos dos meus golpes tem um pouco de curva ou dobra nos cotovelos). E quando um oponente está diretamente na sua frente e você está fazendo uma luta por dentro?
E mesmo quando você lança socos em linha reta, você realmente está estendendo por TODO o trajeto? Eu poderia imaginar um jab vindo todo o trajeto mas não o mesmo com a mão direita. Você deve perguntar, você está batendo com o braço ou com o corpo? Se você está gerando e acertando com a força de seu corpo, não importa como o braço está dobrado. Isto é realmente um conceito avançado que iniciantes as vezes não conseguem entender. Se você está usando técnicas que dependem da posição do braço para gerar força, então você definitivamente irá experimentar uma queda na potência quando o braço muda a forma. Se sua técnica depende primeiramente do tronco, bem, nesse caso você estará livre para dobrar e girar seu braço da forma como quiser.
“Pugilistas old school, Jack Dempsey, seja quem for, disse para usar o punho na vertical.”
Eu ouvi isso também. Que pugilistas old school vieram de uma era de lutas com as mãos nuas e que eles não tinham os benefícios de luvas modernas com todo o acolchoamento e suporte extra. E que o punho na vertical protegiam melhor suas mãos. Que o punho na vertical alinha melhor as juntas dos dedos então as mãos não arrebentam durante o impacto. Ou que socos com punhos na vertical talvez sejam melhores para as mãos quando sofrem impacto contra superfícies duras como a cabeça do adversário.
Enquanto eu concordo que pugilistas old school lançavam mais socos com punhos na vertical, eles também usavam socos com punhos na horizontal. Você pode assistir qualquer sequência de old school que quiser e ver por si mesmo. Há momentos em que você pode ver claramente a luva na posição horizontal. Em momentos com velocidades muito altas em que você não pode ver as luvas, a prova pode ser vista nos cotovelos. Como eu disse acima, um cotovelo alto geralmente está ligado a um punho na horizontal.
“Bruce Lee, JKD, Kung-fu, caras de artes marciais costumam dizer que usam punhos na vertical.”
Eu ainda quero ver qualquer, QUALQUER lutador de artes marciais, em filmes OU pessoalmente, usar um soco com punho na vertical e lançar um golpe tão forte como pugilistas nocauteadores de hoje em dia.
Dê uma olhada em Julian Jackson, Mike Tyson, Tommy Hearns, Roy Jones Jr. Prince Nassem, Manny Pacquiao. A lista é infinita. Encontre algum lutador de arte marcial que consegue lançar socos com punho na VERTICAL que chegue próximo a força desses pugilistas. Eu já vi lutadores de artes marciais quebrando tábuas e lançando socos nocauteadores mas nenhum com tanto poder como um boxeador.
Eu senti pessoalmente a força de muitos lutadores de artes marciais em mim mesmo muitas vezes. Alguns deles estiveram praticando suas disciplinas por 5, 10, 20 anos… vem até nossa academia para fazer sparring com pugilistas e não batem nem próximo da força nem mesmo de um pugilista amador de 3 anos. Eles não apenas são deficientes na força, mas também carecem de velocidade, fluidez, coordenação e versatilidade de ângulos e combinações de socos. Eles lançam talvez 2 ou 3 socos diferentes um após o outro e estão exaustos em poucos rounds.
Talvez seja SIM possível lançar socos devastadores com o punho na vertical, eu ainda estou para ver isto feito com regularidade fora do cenário do boxe. E os socos com punhos na vertical que os boxeadores lançam são um pouco diferente na técnica e aplicação dos lançados pelos praticantes de artes marciais. Independentemente da técnica de soco usada, eu ainda considero as técnicas de socos dos pugilistas superiores às de lutadores de artes marciais.
Qual o OBJETIVO do seu soco?
O que você está tentando fazer?
Dizer, “eu quero virar meu punho para deixá-lo mais poderoso.” não fará nada por você. Não faz sentido escolher sua técnica antes de escolher seu objetivo.
- Onde você está mirando? (CABEÇA ou CORPO?)
- Qual a distância entre você e seu adversário? (PERTO ou LONGE?)
- Em qual ângulo você está tentando golpear? (DIRETO ou EM TORNO?)
- De qual ângulo você está tentando golpear? (ALTO ou AGACHADO ou INCLINADO?)
- Qual efeito você quer? (Soco rápido ou Soco forte?)
Nem sempre é sobre qual soco tem mais força ou mais velocidade. Dependendo da situação, qualquer um poderá ser a arma mais forte ou o mais eficaz. Enfim… a posição mais corretamente anatômica e natural no momento, será sua melhor opção.
Você irá perceber que não é somente sobre a rotação do punho mas mais sobre o movimento do corpo inteiro. Pelo contrário, eu nem mesmo escolho minha técnica de golpes. Eu na verdade não DECIDO durante a luta se eu quero um punho na horizontal ou na vertical. Eu simplesmente deixo acontecer. Eu coloco meu corpo na posição que eu quero e então deixou minha mão ir na posição mais natural possível. Neste momento, o punho rotaciona naturalmente, organicamente, porque este é o modo que fica mais confortável. (Nem preciso dizer que eu treinei e me tornei natural com muitas técnicas então durante a luta meu corpo se apoia em memórias musculares bem treinadas. Um lutador destreinado não tem memória muscular e terá apenas reflexos INÁBEIS enquanto está lutando.)
Lutar é algo que toma tempo e experiência. Depois de anos fazendo algo, você começa a entrar em sintonia e é capaz de ouvir seu corpo e encontrar maneiras novas e mais fáceis de fazer as coisas. Você se torna capaz de deixar seu corpo se mover da maneira como ele quer se mover. Sem necessidade de gastar energia para forçar um movimento destreinado. O ÚNICO modo de gerar força máxima é através do movimento natural do corpo. Você tem que ser natural! Deixar seu corpo se mover dentro do seu limite natural, o modo como ele está PRETENSO a se mover!
Deixe seu corpo de mover naturalmente
se você quer força máxima.
O objetivo do braço é transferir a força, NÃO gerar a força.
Lembre-se, é seu tronco e suas pernas que geram força. O braço está lá apenas para transferir a força, nada mais. A melhor coisa que o braço pode fazer é se posicionar para oferecer mais suporte durante o impacto. E o objetivo definitivo de rotacionar seu punho é suportar sua mão e pulso com seu antebraço e cotovelo. Você vai querer atingir seus socos com uma linha reta formada entre seu punho e seu cotovelo. E então, é claro, o cotovelo pode dobrar em qualquer grau que seja necessário para dar à você o ângulo do soco que você precisa.
Para descobrir qual a melhor rotação para o punho. Tente segurar seu punho na altura e no ângulo do soco que você quer lançar, e rotacione seu cotovelo e seu punho para trás e para frente para ver qual posição dá à você o melhor suporte no antebraço. Você também pode mover seu punho para trás e para frente para ver em qual posição a mão/cotovelo consegue o suporte do antebraço mais rapidamente.
O que SIGNIFICA estar na HORIZONTAL vs VERTICAL?
Está é uma questão complicada. Qual o ponto de referência? Você está falando sobre o punho estar na horizontal-vs-vertical COM RELAÇÃO AO CHÃO?
- Para mim, o PONTO DE REFERÊNCIA É O TORSO, e NÃO o chão. Isto significa que se seu punho está paralelo a sua espinha, ele está na “VERTICAL”. E se seu punho está paralelo ao seus ombros, ele está na “HORIZONTAL”.
Esta distinção é tão incrivelmente importante de se fazer porque o alcance anatômico do punho e do braço está relacionado ao corpo, não ao chão. E as diferenças nas técnicas causadas pela rotação do punho afetam seu corpo, não o chão.
Então, como esse conhecimento muda a forma como você vê a posição do seu punho?
- JABS – Se você está em pé e lança um jab típico (com a palma da mão para baixo no impacto), isto é um punho na horizontal, certo? Agora, e se você se inclinar e lançar um jab no corpo? Você irá notar que isso na verdade pode ser considerado um punho na vertical porque sua espinha está inclinada.
- MÃO DIREITA – Se você mantém seu peso no centro e lança a mão direita atingindo com a palma para baixo, isto é um punho horizontal, certo? Mas e se você está se inclinando para frente e vem com um swing de direita? Isto é um punho na horizontal ou na vertical? Isto pode ser considerado um punho na vertical sem que você perceba. Você deve pode que ter um punho verdadeiramente na horizontal nesta posição requer que a primeira rotação seja quase de cima para baixo, que é o que alguns lutadores irão fazer.
- GANCHO DE ESQUERDA – Tente lançar um gancho de esquerda enquanto você muda seu peso para o pé de trás. Então tente lançar um gancho de esquerda enquanto mantém seu peso no pé da frente. Agora tente lançar um gancho de esquerda no corpo enquanto inclina seu peso um pouco além do seu pé da frente. Você irá notar que quanto mais para frente você inclina seu corpo, mais seu punho rotaciona com conforto para uma posição com o punho na vertical. E quanto mais para trás você inclina seu corpo, mais seu punho rotaciona com conforto para uma posição com o punho na horizontal.
- UPPERCUTS – Tente lançar um uppercut com seu corpo exatamente no centro. Agora tente lançar um uppercut MANTENDO seu corpo de um lado (incline para esquerda para um upper de esquerda, incline para direita para um upper de direita). Você irá notar que uppercuts onde seu corpo está centralizado parecem mais para os punhos na horizontal. E que uppercuts onde seu corpo inclina para um lado, parecem mais para os punhos na vertical. Agora tente ambos novamente mas mantenha seus cotovelos colados no seu corpo… irá parecer mais horizontal novamente. Eu não vou te dizer qual é o melhor porque você irá precisar de ambos dependendo de onde seu adversário estiver exposto.
Minha mão direita está na horizontal ou na vertical?
- Se o ponto de referência é o chão, o punho parece horizontal.
- Se o ponto de referência é meu corpo, o punho na verdade parece mais vertical.
- Você vê o que eu quero dizer?
Conforme você explorar mais com posições diferentes do corpo, você descobrirá posições melhores e mais confortáveis para seu braço. A inclinação do seu corpo e onde você coloca seu peso no momento do impacto tem um grande impacto em como você deve posicionar seu braço para maximizar o conforto E a força.
Meu grande ponto é… seu punho pode na verdade estar em uma posição com punho na vertical apesar de estar horizontal considerando o chão. E isto nem sempre está tão claro para diferenciar um soco com punho na horizontal de um soco com punho na vertical. De qualquer forma, eu não me importo. Use qual se encaixa melhor na sua situação e dá a você melhor conforto e mais força!
O objetivo definitivo na escolha entre horizontal vs vertical é conforto e força.
É sobre estratégia, NÃO técnica.
No final, falar sobre punho na horizontal vs punho na vertical é na verdade falar sobre estratégia. E é útil ter diferentes estratégias para ganhar lutas. Quanto mais você puder se adaptar ao seu oponente, melhor. Socos na horizontal e socos na vertical permite a você fazer coisas diferentes. E seguir um caminho cegamente irá limitar você de ter vantagens estratégicas sobre o outro.
É tão pouco sobre o punho e muito mais sobre permitir que seu corpo leve vantagem de diferentes ângulos de ataque. Você não está sempre em uma posição e nem sempre atacando da mesma maneira. Por alguma razão, uma técnica irá ser mais efetiva que outra simplesmente por causa da forma como a situação se desenrola. E não faz sentido pegar a técnica menos efetiva por causa de uma predisposição.
Veja todos os grandes lutadores e você verá que eles utilizam uma grande variedade de posições, técnicas e estratégias!
SOCOS NA HORIZONTAL vs SOCOS NA VERTICAL
realmente é uma discussão sobre estratégia, NÃO técnica.
Um bom lutador pode usar ambos.
Igor Leal
Hey Johnny, como vai cara ? Primeiramente queria te parabenizar pelo trabalho fantástico que vem fazendo com seu blog, você simplesmente até agora respondeu todas as minhas dúvidas como atleta, é impressionante, quando coloco as informações em prática tudo parece mais claro haha’..
Então, queria te fazer um pedido cara, gostaria muito que seus vídeos fossem legendados para português brasileiro, eu realmente quero absorver o máximo de informações possível do seu blog, pois vou fazer minha primeira luta em março aqui no Brasil,desde já agradeço, grande abraço Johnny te desejo paz !