Um guia rápido para preparar boxeadores iniciantes que vão subir no ringue pela primeira vez.
1. SINTA SEU OPONENTE
Boxeadores intensos e agressivos irão tentar atacar primeiro. Os boxeadores ágeis e rápidos tentarão contragolpear. Se seu oponente quer atacar primeiro, esquive-se ou recue com um passo para escapar do golpe e contra-ataque logo em seguida. Se ele estiver aguardando seu golpe, use uma finta, movimente-se lateralmente e ataque. Se seu oponente tiver um estilo passivo (comum para boxeadores grandes que pensam que são mais fortes ou rápidos que você), acerte-o com força nas luvas, para que as luvas dele atinjam ele mesmo e enquanto ele estiver ocupado com isso ataque o corpo.
2. JAB ALTO, ACERTE O CORPO
Essa é autoexplicativa – lance um jab na cabeça e então ataque o corpo. Muitos iniciantes ansiosos não pensam inicialmente em atacar o corpo, principalmente no começo da luta. Caminhe para frente com intensidade, mude rapidamente a posição da sua cabeça abaixando seu tronco e acerte seu oponente no estômago com um direto forte. Acertar acima do estômago (plexo solar) machuca mais. Uma boa alternativa é abaixar, curvar-se para o lado, lançar um jab no corpo conforme ele abaixa a guarda para bloquear e rapidamente subir com um direto de direita na cabeça!
3. PÉS NO CHÃO
Muitos iniciantes ficam muito animados e lançam combinações de 10 golpes ao mesmo tempo em que pulam por todo ringue. Não manter sua base firme significa que seus golpes serão mais fracos (porque você não está usando a gravidade a seu favor), e você também estará desequilibrado, podendo ser nocauteado facilmente ou ficando exposto aos golpes do seu oponente. Mantenha sua base firme e você baterá mais forte.
4. RELAXE
Não fique intimidado pelo momento. Deixe seu oponente fazer todo trabalho. Se ele quer gastar energia, fique calmo e deixe ele cansar. Muitos iniciantes não duram 2 minutos no ringue porque se movimentam por todo lado como um coelho e lançam muitos golpes desnecessários. Seja paciente e tome a liderança quando ele se cansar!
5. RESPIRE
Nunca esqueça de respirar. Sempre respire, seja atacando ou defendendo. Um bom treinamento para todo iniciante é movimentar-se ao redor do ringue respirando com ritmo enquanto é golpeado por um oponente mais baixo. É um excelente treinamento para todos os iniciantes manterem a calma e conservar energia no ringue. Muitos boxeadores iniciantes se cansam muito rápido porque esquecem de respirar e começam a prender a respiração, especialmente quando estão golpeando ou defendendo.
6. OLHE NO SEU OPONENTE
Não consigo nem contar a quantidade de vezes que vi boxeadores iniciantes cometerem o erro de não olhar no oponente durante um sparring. Isso é boxe, e não pique-esconde. Olhar para os lados enquanto seu oponente está te golpeando não fará os golpes desaparecerem. Enquanto estiver na defesa, você deve manter seu oponente no seu angulo de visão todo tempo para que possa bloquear a maioria dos golpes ou todos. O mesmo vale para o ataque, você deve estar olhando seu oponente quando golpeia para que certifique-se de que irá acertá-lo. Não feche os olhos e não golpeie cegamente com a esperança de que vá acertar. Não olhe no chão ou no teto também. Olhe apenas diretamente no oponente quando estiver golpeando, isso faz seus golpes mais precisos e duros.
7. USE O JAB
Sempre use o jab! Se estiver na dúvida, lance um jab mesmo assim. O jab pode ser usado para machucar seu oponente, preparar golpes mais fortes, mantê-lo sob controle, interceptar um direto ou cruzado de direita, mantê-lo ocupado ou criar espaços enquanto você gira e sai das cordas. Lance esse golpe muitas vezes nos treinos e lance muitas vezes no ringue! Nem todos os jabs são iguais. Pratique jabs com força, ou fracos, ou curtos com o braço parcialmente esticado, e lance jabs rápidos a partir do jab curto. Jabs seguidos, duas vezes, três vezes, e movimente a cabeça enquanto usa os jabs. Todos os grandes boxeadores são bons nos jabs, nunca se esqueça disso!
8. CONTROLE SEUS GOLPES
Não use combinações de 10 golpes. Seja cauteloso e forte. Lance combinações de 3 a 5 golpes no máximo. Certifique-se de que você está com a base firme. Nem todo golpe precisa ser um golpe nocauteador.
9. NÃO ESPERE
Não espere seu oponente terminar de te atacar antes de contra-atacar. Se ele começar a mirar em você, descarregue golpes nele rapidamente para interromper a combinação e movimente-se. Não fique apenas parado se defendendo. Se seu oponente já te atingiu com 2 golpes e planeja continuar, comece a revidar. Lance golpes rápidos para quebrar a concentração dele e movimente-se ou contra-ataque. Não espere!
Lute forte, mas também lute com inteligência!
Victot
Oi adorei o artigo prático boxe a um tempo sou aquele tipo de cara que nos treinos faz tudo mais na hora da luta não faço nada sempre esqueço tudo a única coisa que vem em mente e usar o jab e me fechar na tartaruga oque faço pra melhorar isso?
Bruno Azevedo
Eu tenho um problema parecido, mas é mais por não saber o que fazer quando meu oponente está me golpeando. Como posso melhorar isso?
Sebastião
Não sou praticante de boxe, mas, sim de Kung Fu. Estou a procura de alguém para fazer sparring comigo. Desejo conhecer valores dessa atividade.